31 janeiro 2012

Cerro de Palomas ( Livramento) e Diário do Fonteiriço ( Érlon Péricles)

Diário do Fronteiriço


Érlon Péricles

Permisso, paysano, que eu venho judiado

O sol na moleira, a vida campeira

Batendo os costados

Permisso, paysano, pra um mate cevado

Que eu ando na estrada co'a vida encilhada

Tocando o cavalo



Sou da fronteira, me pilcho a capricho

Potrada é de lei da lida que eu sei

Aperto o serviço

Meio gente, meio bicho

Ninguém me maneia

Loco das idéias, sou duro de queixo



Um trago de canha, os amigos de fé

O pinho afinado tocando milongas

E algum chamamé

Com a alma gaúcha e um sonho dos buenos

Eu guardo a querência, que a vida anda braba,

E só mete a cara quem tem a vivência



Ah! Livramento me espera num finzito de tarde,


Um olhar de saudade a mirar da janela


Lá onde o xucro se amansa


Na ânsia do abraço eu apresso o passo


Pra matear com ela.
(para escutar a música clique aqui)

Gurias, muito linda a letra e música desta canção e para  ilustrá-la fotinhos do Cerro de Palomas.
Este cerro lindo fica na entrada da cidade, para quem vem por Rosário do Sul,Dom Pedrito, etc. Desde criança tenho fascinação por "subir" em morros, é o meu lado Cabrito Montês e isto que tenho muito medo de altura, vá entender. Subiram no cerro, prima Gisele, Denise e eu. Escolhemos um final de tarde, devido ao calor insuportável da cidade. Colocamos nossos tênis, água,máquinas fotográficas em punho e pedras.
- Pedras? Tá louca guria? Sim pedras. Dá última vez que subimos tinha uns cuscos (cachorros) chatos e tivemos que afastá-los com pedras ( não acertar e sim afastar, sou contra a qualquer tipo de crueldade com animais). Desta vez não tinha cusco, mas vá que uma Cruzeira (cobra) aparecesse...nossas melhores companias foram as pedras,rsssss.
Fica a dica para quem for conhecer a fronteira. Uma caminhada no Cerro de Palomas, a vista é lindaaaa! (o cerro fica dentro de um campo, e tem porteira fechada, ou seja, tem que deixar o carro na estrada e subir a pé,rsss).




Contemplando a cidade


No alto do Cerro de Palomas



Denise eu e prima Gigi ( Gisele)

Louca pulando no Cerro de Palomas


Nossas amadas pedras, que nos deram uma "injeção de coragem"
 

Obs: post do meu antigo blog, que pelas imagens lindas do Cerro Palomas vale a publicação.

6 comentários:

  1. Oi Aline, adorei amiga!Achei emocionante as tuas palavras e a letra desta música/poesia é uma declaração de amor a terra natal! Bjos, já estou com saudades de todo mundo aí de Livra, que sempre me recebem com muito carinho

    ResponderExcluir
  2. DÊ! Sempre bom contar com a tua ótima cia. O Pessoal de Livra já anda perguntando por ti.
    Beijos,Aline

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, desculpe invadir teu blog, mas gostaria de saber se é muito difícil e demorado chegar ao topo do Cerro. Perdi minha mãe dia 1º e ela sempre pediu para que as cinzas dela fossem jogadas no alto do Cerro. Ela nasceu em Livramento mas moramos em Camaquã. Ou quem sabe possas me dizer com quem devo entrar em contato para realizar o desejo dela.
    Desde já agradeço tua atenção
    Claudia Wagner
    e-mail: claudia_csw@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claúdia! Não sabia se podia publicar o teu comentário...imagino o que deves estar passando, sinto muito!
      O campo que cerca o cerro é fechado, tem porteira e tudo, mas eu sempre subi pulando a cerca, não tem problema nenhum. Antes, tinha pessoas que ficavam lá em cima, cuidando da torre de tv, mas da última vez que subi, não tinha ninguém. Então não recomendo subir sozinha, vá que tenha outras pessoas e fiques assustada. É bem fácil de subir( tem estrada) mas tem que se caminhando, pois com a "porteira" fechada, o carro não passa. Deixamos o carro no pé do morro , parte de trás , " pulamos" a cerca e subimos.( perto da faixa, ao lado do morro tem a estrada de terra é só seguir). Boa sorte!!! Claúdia,qualquer dúvida é so escrever! Beijos,Aline.

      Excluir
  4. Bah obrigada de coração. Sem problemas publicar meu comentário,não vou sózinha, vamos em família, bem como ela gostava, todo mundo junto. Um beijo e mais uma vez obrigada.

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia!
      Boa sorte pra ti e para a tua família. Beijão e qualquer dúvida é só falar.Aline

      Excluir

Obrigada pela sua contribuição. O blog é nosso.